A Anemia é uma doença muito comum para as pessoas que se alimentam mal. Essa doença pode ser desenvolvida devido à falta de vitamina B12, ferro, ácido fólico e outras substâncias que são necessárias em nosso organismo. Quando não ingerimos esses suplementos, a principal doença a se destacar é a anemia, e quando isso ocorre, devemos tratar os sintomas e cuidar da alimentação para que o paciente se recupere mais rápido. Para isso, saiba quais são as formas de tratamento da anemia e os alimentos a serem consumidos.

Uma das formas de tratamento é fornecer ao paciente os suplementos que faltam em seu organismo, seja em forma de comprimidos ou na alimentação com as refeições diárias. A transfusão de sangue é recomendada apenas em casos mais avançados da doença, assim como a internação do paciente. Porém, na maioria dos casos, o paciente pode ser tratado em casa com recomendações médicas e se possível de uma boa nutricionista para informar quais dos alimentos podem auxiliar mais rapidamente na recuperação.

 

Alimentos como o peixe, frango, peru, porco, espinafre, ovo, feijão, soja, derivados de leite, frutas e outros são essenciais para uma boa recuperação. O tratamento através da alimentação é o método mais saudável e aconselhável para todas as pessoas, incluindo crianças e gestantes, em que é muito comum o quadro de anemia. Mas há alguns medicamentos que agem no tratamento dessa doença, estes somente o médico deverá receitar.

De modo geral, a anemia deve ser prevenida, mas caso a doença se desenvolva, trate quanto antes para que esta não se torne grave e para que o paciente possa se recuperar de forma rápida. A alimentação é essencial tanto no tratamento quanto na prevenção, sendo assim, cuide bem de sua alimentação mantendo as refeições bem equilibradas não excluindo as verduras, legumes, carnes e frutas. A anemia não é uma doença grave se for tratada a tempo.