Um dos maiores sonhos de grande parte das mulheres é engravidar. Esse é um processo que exige muitos cuidados para o bebê e a mamãe e devido a isso é necessário o acompanhamento de profissionais como médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas da área da saúde. Para quem ainda não sabe se está grávida, mas desconfia que esteja, atente-se às seguintes dicas e saiba quais são os sintomas da gravidez.

Os principais sintomas do início da gravidez são os enjôos frequentes, fome e os famosos desejos por alguns alimentos diferentes e fora de hora, vontade de urinar constantemente e, por conseqüência, mais sede para repor todo o líquido eliminado, cansaço físico, cólicas leves como sinal da implantação do zigoto no endométrio (parede do útero), seios doloridos e principalmente o atraso na menstruação. Como afirmam os especialistas, o desenvolvimento do zigoto começa a partir da fecundação, que geralmente ocorre no 14º dia do ciclo menstrual, período esse em que a mulher está no estágio mais fértil e ocorre a ovulação.

 

 

Dessa forma, até a mulher notar o atraso da menstruação, muitas mudanças já ocorreram no útero para que o futuro bebê se desenvolva, por isso é recomendado que a mulher faça o teste de gravidez sempre que houver a possibilidade de uma fecundação para que comece a colocar em prática todos os cuidados e o acompanhamento médico.

Os enjôos persistem até aproximadamente o terceiro mês da gestação, e a partir dessa data o corpo sofrerá mudanças bastante notáveis. O acompanhamento de psicólogos também é muito importante para que a mulher mantenha a saúde física e mental em boas condições. Faça um teste de gravidez de farmácia, porém este não é tão confiável, então para ter certeza de seu resultado procure um laboratório e realize o teste através do exame de sangue.