O dia das mães é uma data comemorada em diversos países, em alguns essa data é fixa e em outros a data varia como é o caso do Brasil. O dia das mães é comemorado em nosso país no segundo domingo de maio, assim não tendo uma data fixa; diferente do Paraguai, por exemplo, que é comemorado no dia 15 de maio em todos os anos, independente do dia da semana. Confiram a seguir informações sobre a origem dia das mães.

Há várias possibilidades da origem do dia das mães. A história mais conhecida é de uma americana chamada Anna Jarvis que perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. As pessoas mais próximas de Anna fizeram uma campanha para instituir o dia das mães para tentar aliviar o sofrimento de Anna. E assim organizaram uma festa em memória de sua mãe, Anna quis que essa fosse uma homenagem a todas as mães.

 

 

A partir disso, Anna lutou para que o dia das mães fosse uma data comemorada por mais pessoas, criou uma campanha para instituir o dia das mães. E então em 1914 o presidente dos Estados Unidos unificou a celebração do dia das mães em todos os estados desse país no segundo domingo de maio, e então após isso mais países adotaram a data.

Anna não queria que esta fosse uma data lucrativa para os comércios, apenas que todas as mães pudessem ser homenageadas por sua família nesse domingo do dia das mães. Porém, os estabelecimentos comerciais aproveitaram a data para lucrar. Além disso a mitologia relata que a entrada da primavera era festejada em honra a mãe dos Deuses na Grécia, essa é a mais antiga comemoração de dia das mães.