O câncer de mama é uma das doenças mais comuns que atinge principalmente as mulheres, porém este também pode ocorrer em homens, sendo menor a incidência de casos. Trata-se de uma doença que se desenvolve devido a uma célula que contém erro em sua formação genética, assim multiplicando e passando esse mesmo erro para as outras células até que se forma a estrutura em forma de caroço. Vejam a seguir mais informações sobre o câncer de mama e saiba o que é.

Os sintomas do câncer de mama demoram a aparecer, sendo que no início da doença não é possível reconhecê-la. Dessa forma, o paciente irá perceber que está portando a doença somente quando ela já estiver avançada e podendo ser identificada fisicamente. Nesse estágio avançado o médico recomenda fazer a cirurgia o mais rápido possível e logo em seguida os tratamentos como a quimioterapia e radioterapia para destruir as células danificadas que geraram essa doença.

 

 

Os sintomas que os pacientes podem apresentar são os nódulos (caroços) no seio ou na axila, dor mamária e alterações na pele que recobre a mama. Esses sintomas não necessariamente aparecem em todos os pacientes com a doença, e nos início a possibilidade da demonstração de qualquer sintoma é mínima. Dessa forma, a recomendação médica é que as mulheres façam frequentemente o auto-exame e visite um médico ginecologista todo ano.

Para quem já apresenta a doença, procure imediatamente um médico e comece o tratamento o quanto antes. O câncer é uma doença que se desenvolve rapidamente e se tratado no início a cura é garantida. As formas de tratamento são a quimioterapia, radioterapia e a cirurgia, vale ressaltar que esses tratamentos podem apresentar sintomas desagradáveis, porém são necessários para o combate ao câncer.