infecção urinária

Uma das infecções mais comum na população é a do trato urinário, sendo facilmente tratada seguindo as recomendações médicas. Para todos os interessados em conhecer os principais sintomas e tratamento da Infecção Urinária, acompanhem a seguir.

Essa infecção acomete qualquer região do trato urinário, tendo quatro tipos: a cistite, uretrite, Pielonefrite e infecção dos ureteres, sendo mais comuns a cistite e uretrite.

A infecção começa por um contato direto com as bactérias, iniciando-se na uretra e passando para a bexiga, multiplicando-se e causando os sintomas desagradáveis comuns quando o nosso próprio corpo não consegue combatê-las. Dessa forma, há várias fatores que possibilitam essas infecções, como a baixa imunidade, pedras nos rins, hiperplasia prostática, após a menopausa, vida sexual ativa e outros fatores de risco.

No caso das mulheres, essa infecção é mais facilmente adquirida devido ao trato urinário apresentar a uretra menor que as dos homens.

Os principais sintomas são:

  • Ardência ou dor ao urinar,
  • Dor pélvica,
  • Coloração mais escura da urina,
  • Forte vontade de urinar com mais frequência ao longo do dia,
  • Odor mais forte da urina.

O tratamento para a infecção urinária geralmente é realizada com antibióticos, tendo também medicamentos que realizam uma limpeza eficaz no trato urinário, devendo estes serem indicados pelo médico, assim como a sua posologia.