hepatite C

Algumas doenças estão se tornando muito comuns entre a população, sendo muitas delas incuráveis. Para que todos possam obter mais informações sobre a Hepatite C e conhecer os sintomas, tratamento e prevenção, acompanhem a seguir.

Esta doença é uma das mais comuns e pode passar despercebida entre as pessoas por demorar a apresentar sintomas. A Hepatite C acomete o fígado, sendo causado principalmente por vírus que causa inflamação nesse órgão e pode evoluir para uma doença crônica sem cura.

De início, a hepatite C tem cura, porém é necessário descobrir a doença precocemente através de exame de sangue, assim realizando o tratamento adequado se livrando da doença.

hepatite C

Como os sintomas demoram a aparecer, a maioria dos pacientes somente descobrem a doença quando esta já estiver avançada, quando o fígado apresentar lesões mais graves. Nesses casos, a hepatite C já não tem mais cura, apenas tratamento para impedir a manifestação da doença e seus sintomas desagradáveis.

Os principais sintomas são:

  • Sensação de cansaço,
  • Falta de apetite,
  • olhos amarelados (icterícia),
  • mal estar (vômitos e enjoos),
  • fezes esbranquiçadas,
  • urina escura.

A transmissão do vírus da hepatite é feito através de materiais perfurocortantes compartilhados, kits de manicure infectados e outros meios. Por isso é importante prevenir-se evitando o compartilhamento de seringas e outros objetos, uso de preservativos, ter seu próprio kit de manicure, fazer o pré-natal no caso das gestantes.

O tratamento é realizado através de medicamentos adequados que serão indicados pelo médico.

Por isso é importante realizar exames de sangue para verificação de doenças como esta, principalmente se você trabalhar com materiais de risco e em estabelecimentos de saúde.