dieta-yin-yang

Os orientais são conhecidos por sua longevidade e estilo de vida saudável, sendo a sua alimentação um dos segredos para a vitalidade. Para todos os interessados em saber como fazer a Dieta Yin Yang e emagrecer diariamente de forma fácil, acompanhem a seguir.

Essa dieta também é conhecida como dieta do TAO ou do Yin Yang, que mantém um cardápio adequado para o equilíbrio de sua saúde, sendo esse o objetivo da Medicina Tradicional Chinesa.

Dessa forma, se você é uma pessoa mais Yin, deverá comer alimentos de natureza yang, e vice versa. Assim mantendo o equilíbrio do seu organismo, mantendo o ciclo Yin Yang, um lado completando o outro.

Primeiro, veja se você é Yin ou Yang:

Pessoa Yin: sentem mais cansaço e desânimo, rosto pálido, prefere o calor, pés e mãos geralmente frias, bebidas quentes o fazem se sentir melhor, preferem estudar ou trabalhar durante o dia, adoram uma cama com cobertor bem quentinho.

Pessoas Yang: são mais dispostas, rosto mais avermelhado, gostam mais do frio, corpo mais quente, bebidas frias o fazem sentir melhor, têm mais disposição durante após anoitecer, costumam dormir sem tanto cobertor ou descobertos.

  • Para as pessoas Yin são recomendados alimentos como: abobrinha, açúcar mascavo, alho, erva-doce, café em pouca quantidade, cebola, chocolate, frango, mandioquinha, manteiga, pão integral e verduras refogadas.
  • Para aqueles que são Yang: chá de camomila, folhas de cor verdes, laranja, limão, maçã, mamão, margarina, massas integrais, pão branco light, pepino, queijos, sal em pouca quantidade.

Se você pretende emagrecer, além de investir nesses alimentos, distribua-os de forma moderada entre as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e janta), respeitando também os intervalos entre eles com o lanche da manhã, da tarde e ceia com apenas um alimento ou bebida leve. O ideal é comer a cada 3 horas para conseguir manter o metabolismo acelerado e queimar as gordurinhas extras.

A Medicina Tradicional Chinesa exclui o leite do cardápio, sendo indicado o seu consumo apenas em receitas como bolos, iogurte, queijo ou outros derivados. Para mais detalhes sobre a dieta yin yang e como regular sua alimentação recomendamos a consulta a um acupunturista para realizar a dietoterapia.