O dia dos namorados é uma data destinada aos casais apaixonados, este é comemorado no dia 12 de junho de todos os anos, assim sendo uma data fixa para a comemoração do dia dos namorados. Essa é uma excelente data para presentear, surpreender e mostrar o quanto você ama o seu amor. Confiram a seguir mais informações sobre o dia dos namorados data, origem e outras curiosidades sobre o assunto.

Embora essa data não seja um feriado nacional, é um dia muito aguardado pelos casais para fazerem algo diferente como um jantar especial, uma noite inesquecível ao lado do namorado (a) e outras ideais que possam ser bem vindas ao dia. Em outros países também se comemora o dia dos namorados, porém em dias diferentes, por exemplo, nos Estados Unidos comemora-se o Valentine’s Day (dia de São Valentim que é o mesmo de dia dos namorados) no dia 14 de fevereiro.

 

 

A origem do dia dos namorados ocorreu no século III em Roma e tem uma história cristã da igreja católica. A história conta que o bispo São Valentim que lutou contra a proibição do casamento, que foi determinada pelo imperador Claudius II para que assim os homens pudessem lutarem guerras. O bispo continuou realizando as celebrações do matrimônio contra a vontade do imperador, e assim foi preso e condenado à morte.

Enquanto São Valentim estava preso esperando a sua pena de morte por contrariar o imperador, os jovens apaixonados se manifestaram em nome do amor e da realização do casamento, mesmo assim o bispo foi decapitado no dia 14 de fevereiro, e com isso a data ficou marcada nos Estados Unidos e na Europa em homenagem a São Valentim. Já no Brasil a data é 12 de junho porque é véspera do dia de Santo Antônio, um frei que sempre destacou a importância do casamento e do amor assim recebendo a fama do santo casamenteiro.