Muitas pessoas têm o hábito de roer unhas quando estão nervosas, ansiosas ou até mesmo inconscientemente porque já virou um costume. Esse é um hábito chamado de onicofagia e muitas crianças crescem com esse costume permanecendo até a fase adulta. Se você é uma dessas pessoas e quer saber como parar de roer unhas, veja algumas dicas úteis.

Primeiro, mantenhas unhas bem feitas com esmaltes coloridos, isso fará com que você pense antes de roer as unhas e estragar o esmalte. Se você não gosta de esmaltes coloridos ou já tentou seguir essa dica e não adiantou, há inibidor com gosto amargo. Esse produto deve ser passado nas unhas como o esmalte, não tem cor e quando você colocar as unhas na boca, sentirá o gosto ruim, isso certamente irá funcionar.

 

 

Para quem preferir, faça as duas coisas, passe esmaltes coloridos nas unhas e ao terminar, passe o inibidor amargo. No caso das crianças, o inibidor amargo é excelente para que elas aprendam a parar de roer as unhas. Dessa forma, não é necessário reprimir essa atitude, pois ao sentir o gosto amargo do esmalte, ela não verá mais prazer em continuar com esse costume e irá parar com o tempo.

Como esse é um hábito causado na maioria das vezes pela ansiedade, procure um médico que possa te indicar um medicamento que diminua a sua ansiedade. Roer as unhas é visto como um costume anti-higiênico, além de danificar os esmaltes dos dentes, sendo prejudicial tanto para crianças quanto para adultos. Veja quais dessas formas é a mais adequada para você e tente parar de roer as unhas.