Para as mulheres, entender o ciclo menstrual é extremamente importante, não somente para entender o que acontece com seu corpo, mas sim para saber em quais dias ela estará mais férteis e porque temos os sintomas desse ciclo. Para saber exatamente o que está ocorrendo em cada dia do ciclo, veja a seguir informações sobre o ciclo menstrual e todos os dias.

Desde que nascemos, temos certa quantidade de ovogônias que permanecem estáveis em prófase I até ocorrer a primeira menstruação. Após a primeira menstruação, as ovogônias armazenadas no ovário dão continuidade à meiose (processo para formar gametas). A atuação de hormônios FSH e LH são fundamentais para o ciclo menstrual da mulher, estes são mandados por uma glândula chamada Hipófise e age na produção dos hormônios progesterona e estradiol que farão com que a ovogônia se transforme em ovócito, ou também chamado de óvulo, e então seja liberado na menstruação (caso não seja fecundado).

 

 

O ciclo menstrual tem o período médio de 28 dias. Do 1º ao 5º dia é o que chamamos de fase menstrual, época em que a mulher está menstruando. Do 5º até o 14º dia é a fase proliferativa, onde a taxa de estradiol aumenta para estimular o folículo. Na teoria, a mulher deverá ovular no 13º dia, momento em que o óvulo é liberado do ovário e percorre as estruturas da tuba uterina. Estes serão os dias mais férteis da mulher.

A partir dessa fase, inicia-se a fase lútea que é do 14º ao 27º dia, período em que o hormônio LH, a progesterona está sendo produzida para manter o útero em boas condições caso o ovócito seja fecundado. Como não foi fecundado nenhum óvulo, no 27º e 28º é a fase isquêmica, em que as taxas de hormônios cessam e o corpo se prepara para mais uma fase menstrual, assim gerando contrações no útero que dão origens às cólicas, irritabilidade e outros sintomas.