chá para gripe

Os chás são bebidas muito comuns principalmente em época de frio, tendo várias opções para agradar a todos. Aos interessados em conhecer as melhores receitas de chá para gripes e resfriados, acompanhem a seguir.

Você encontrará várias opções de chás que ajudam a prevenir e tratar os sintomas da gripe ou um simples resfriado, sendo geralmente a febre, coriza, calafrios, dores no corpo e na garganta, tosse e outros.

Muitos dos chás oferecem a ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética (antitérmica), além de manter o corpo bem hidratado para aumentar a imunidade e combater o vírus da gripe.

Dentre os chás mais comuns, estão o de gengibre com limão e mel, chá de eucalipto ou de sabugueiro (recomendado no máximo 3 xícaras de chá de sabugueiro por dia para que não ocorra a perda de potássio).

  • Chá de gengibre: ferva a água com um pedaço pequeno de gengibre e três dentes de alho. Depois que ferver, desligue o fogo e adicione 1 limão cortado em rodelas e deixe abafando por alguns minutos. Beba o chá ainda quente ou morno se preferir.
  • Chá de Sabugueiro: é feito pelo processo de infusão. Ferva a água, desligue e acrescente as flores do sabugueiro (não coloque as folhas, pois são tóxicas, use apenas as flores que não apresentam toxicidade ao corpo), deixe abafando por poucos minutos.
  • Chá de eucalipto: ferva 2 folhas de eucalipto com água por apenas alguns minutos, desligue e deixe abafando com folhas de hortelã e uma colher (chá) de alecrim.