O câncer é uma doença que está atingindo um grande número de pessoas principalmente nos últimos anos. Esse problema de saúde pode se desenvolver em várias partes do corpo tanto em homens quanto em mulheres e os sintomas só aparecem após o avanço da doença, porém um tipo de câncer que ocorre apenas no público feminino é o câncer de útero ou também chamado de câncer de colo de útero, veja a seguir mais informações.

Esse câncer se desenvolve apenas nas mulheres por atingir o órgão genital feminino. É muito comum esse tipo de câncer e algumas pesquisas revelam que este faz parte de aproximadamente 24% de todos os casos de câncer no Brasil. Como todo tipo de câncer, este é um caroço que se formou devido a um erro genético, ou seja, trata-se da modificação das células, assim multiplicando-as e formando essa estrutura diferenciada que se localiza no colo do útero.

 

 

O desenvolvimento desse câncer é de maneira mais lenta e imperceptível, sendo assim, a paciente levará muito tempo para sentir um sintoma e então detectar a doença caso ela não faça os exames rotineiros num médico ginecologista, o que é recomendado para todas as mulheres. No papa Nicolau, exame feito pelos ginecologistas, o médico poderá reconhecer o início do câncer de colo de útero, assim facilitando o tratamento e garantindo a cura da doença.

Em casos avançados da doença pode ocorrer o sangramento vaginal depois de relações sexuais ou sangramentos periódicos, dor abdominal e secreção vaginal. O tratamento é realizado por meio de quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Dependendo do quadro do paciente o médico irá optar por uma forma de início do tratamento, sendo que em casos graves a cirurgia é feita imediatamente.