Toda mulher tem o seu ciclo menstrual que é responsável pela fertilidade feminina, assim tendo várias fases que podem ser favoráveis ou não para a fertilização. No ciclo menstrual, temos a fase em que os hormônios estradiol e progesterona atuam no ovário e útero com a finalidade de preparar o corpo para a implantação de um zigoto ou um óvulo fecundado. Para fazer o cálculo do dia fértil é muito simples, basta prestar atenção em seu corpo, veja a seguir mais informações.

Essa é conhecida como a famosa “tabelinha” que muitas pessoas usavam como método contraceptivo, porém, atualmente sabemos que este não é seguro. No caso das mulheres que desejam engravidar, podem utilizar esse método a seu favor. Para o ciclo menstrual de 28 dias que é o mais comum nas mulheres, a fase menstrual dura até o 5º dia, assim dando sequência às outras fases, aproximadamente no 13º dia será o dia mais fértil em que ela irá ovular.

 

 

Especialistas afirmam que a fase mais fértil da mulher é entre os três dias antes e depois do 13º dia. Mas esse dia mais fértil pode variar dependendo do ciclo menstrual, por isso o método da tabelinha não é recomendado para evitar uma possível gravidez. Nos dias de hoje, a alimentação, a rotina diária e outros fatores interferem bastante nos hormônios femininos e isso certamente causa a irregularidade no ciclo menstrual.

Se você possui um ciclo menstrual regulado, perceberá que em cerca do 13º ou 14º dia terá uma secreção diferente no canal da vagina, é isso que chamamos de ovulação, que ocorre quando o ovócito é liberado pelo ovário para a fecundação. Se você não tem planos para engravidar, use preservativos e tome anticoncepcionais. Porém, se ficar grávida é o seu objetivo, os dias mais férteis serão entre o 13º e 14º dia do seu ciclo menstrual, lembrando que o 1º dia do ciclo é o 1º dia da menstruação.