ácido fólico

Os suplementos vitamínicos estão se tornando cada vez mais indicados por profissionais da saúde, tendo vários nutrientes indispensáveis ao nosso organismo. Para todos os interessados em saber quais são os benefícios do ácido fólico, acompanhem a seguir.

Essa vitamina pertence ao complexo B, sendo conhecida como vitamina B9 e tem função importante em vários processos realizados pelo nosso corpo. Dessa forma, o ácido fólico é indicado para:

  • Prevenção e tratamento da depressão,
  • Auxilia na formação fetal durante a gestação,
  • Fortalece o sistema imunológico,
  • Ajuda na formação de células sanguíneas (previne anemias e doenças cardíacas),
  • Previne diversos tipos de câncer.

Para pessoas com idade acima de 14 anos a dose diária recomendada é de 400 mcg, no caso das gestantes a dose é de 600 mcg, e para mulheres que amamentam recomenda-se 500 mcg por dia.

É importante não exagerar na quantidade da vitamina para não causar hipervitaminose, ao mesmo tempo a deficiência desta pode trazer prejuízos à saúde, procure manter sempre a dosagem recomendada para obter os benefícios de uma dieta equilibrada.

Os alimentos que possuem o ácido fólico são: feijão, laranja, espinafre, couve manteiga e fígado bovino.

Para mais informações sobre outros benefícios do ácido fólico ou uma boa dieta, procure por um nutricionista e esclareça todas as suas dúvidas.